Missão e Visão
Comitê Executivo
Organograma
Galeria Ex-Presidentes
Seções Nacionais
 
DIAGUA DIRSA
DIEDE DIAMSA
DIDS DCC
DIJOVEN  
 
Revistas AIDIS
 
Calendário
Dias Interamericanos
Galeria de Fotos
 
Sócio Contribuinte
 
Facebook
Twitter
 
 
 
Recrutamento de membros de AIDIS para o grupo de Resposta a Desastres
 

¿QUIÉRES FORMAR PARTE DEL EQUIPO DE AYUDA HUMANITARIA DE AIDIS?
¿QUIÉNES FORMAN PARTE DE LOS EQUIPOS ACTUALES?
EQUIPOS: ESTRATÉGICO Y DE RESPUESTA INMEDIATA A EMERGENCIAS Y DESASTRES DE AIDIS


De acordo com as emergências e desastres causados nos últimos anos por terremotos, furacões, inundações, deslizamentos de terra, secas, erupções vulcânicas, vandalismo, acidentes com materiais perigosos; entre outros, fazem parte da grande lista de eventos que causam mortes, ferimentos e um alto impacto na economia dos países da América Latina e do Caribe (por que não dizê-lo, toda a América); podemos garantir que os sistemas de água potável e saneamento estejam expostos a eventos naturais e antrópicos, que são de alta frequência em toda a região, com alta vulnerabilidade; Também acrescenta que há muita incidência a ser feita com a população, em termos de preparação, prevenção, precaução e atenção para enfrentar tais eventos.

Para controlar ou minimizar as ameaças, é essencial conhecer as características dos fenômenos naturais e como eles se manifestam em nosso ambiente. Uma boa gestão e estudo de ameaças também permite o desenvolvimento de programas de planejamento, treinamento, treinamento e simulação de operações.
O planejamento adequado e o desenvolvimento organizacional apropriado, que responde rapidamente a uma situação de emergência, devem ser uma das prioridades das instituições de água potável e saneamento. Isso requer total disposição, participação e apoio dos responsáveis, o que se traduz no destino de recursos materiais, humanos e logísticos para obter um nível adequado de resposta.

O ex-presidente da AIDIS (Dr. Pilar Tello), através da Diretoria Técnica da Divisão Técnica de Gestão de Riscos (Dr. Rubén Pérez), fez um apelo internacional para formar dois grupos de trabalho para a ajuda humanitária: a) Estratégico e b) resposta imediata. O grupo estratégico é formado por profissionais: Pilar Tello, Martín Méndez, Carlos Morales, Francisco de La Torre, Guillermo Umaña e Rubén Pérez; O grupo de resposta rápida é composto pelos profissionais que aparecem nas duas tabelas descritas abaixo.
Abre-se a possibilidade de que os profissionais participantes do XXXVI Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental se associem à equipe de ajuda humanitária, para a qual será utilizada a Tabela 3, na qual poderão ser adicionados novos membros.

SE VOCÊ QUER PERTENCER À EQUIPE DE RESPOSTA IMEDIATA DA AIDIS ESCREVA-NOS:

Rubén Rodolfo Pérez Oliva, Director Técnico de la División Técnica de Gestión de Riesgos, Emergencias y Desastres de AIDIS
rrperezoliva1@gmail.com

LISTA DE PROFISSIONAIS QUE ATENDERAM À CHAMADA