Missão e Visão
Comitê Executivo
Organograma
Galeria Ex-Presidentes
Seções Nacionais
 
DIAGUA DIAIRE
DIARE DICEI
DINOSA DCC
DISAR DISEP
DIRSA AIDIS Joven
DIDS  
 
Revistas AIDIS
 
Calendário
Dias Interamericanos
Galeria de Fotos
 
Sócio Contribuinte
 
Facebook
Twitter
 
 

Mensagens da Presidenta de AIDIS 2016/2018

A Dra. Pilar Tello Espinoza é engenheira ambiental da Universidad Nacional de Ingeniería de Perú. Conta com um mestrado em engenharia ambiental na área de resíduos perigosos pela Universidad Nacional Autónoma de México e um doutorado em engenharia ambiental na área de resíduos sólidos urbanos na Universidad Nacional Autónoma de México.

Conta com uma experiência de 25 anos como consultora e assessora em matéria de resíduos para América Latina em organismos internacionais e Governos nacionais.

 

Mensagem de Setembro 2018

DIADESOL 2018

Nossa responsabilidade! Não sujar!

Desde 2002, a AIDIS promove em setembro a celebração da DIADESOL e trabalha em Pro de alcançar as pessoas com a mensagem de responsabilidade de manter nossas cidades limpas e a responsabilidade que todos temos de que vivamos neste belo continente para cuidar de nosso meio ambiente e não gerar resíduos e despejá-lo nas ruas.

 

 

Durante este ano, vimos nos Estados Unidos terríveis casos de contaminação de rios, o último que mais ecoou foi o de Rio Ozama em Santo Domingo, notícia que deu a volta ao mundo, devido aos resíduos sólidos do arrasto da chuva do mesmo, esses casos são causados pela falta de serviços de cobrança de cobertura ampla, mas também pela falta de sensibilidade do cidadão que deixa os resíduos nas ruas, ravinas, terrenos baldios, confiante de que em algum momento o serviço de limpeza da cidade vai coletar, sem perceber que esses serviços, por melhores que sejam, possuem programas de coleta, com horários e distribuição de rotas que devem ser atendidos e que não podem agir durante todo o dia.

Além disso, na América a maioria dos municípios não cobra e em outros casos os cidadãos não pagam pelo serviço de coleta e disposição final de resíduos, o que é registrado porque o recurso econômico que os municípios recebem para fornecer o serviço é insuficiente. .

Neste DIADESOL 2018, convido todos vocês a fazer algo do lugar onde estamos, mudar nossos hábitos alimentares: vamos servir o que vamos comer para não deixar resíduos orgânicos que geram gases de efeito estufa e são o habitat de patógenos e vetores; usar sacolas reutilizáveis para fazer nossas compras e vamos separar nossos resíduos em casa, não importa se na porta o serviço, por agora, a mistura, faremos o nosso melhor para o bem-estar da nossa América e do nosso planeta.

Que as cidades da América celebrem uma grande DIADESOL 2018. Vamos cuidar da casa comum!!!

 


_ Dra. Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018



----------------------------------------------------------------------------------------

Mensagem de Março 2018

DIA MUNDIAL DA ÁGUA  2018




Esse ano em AIDIS estamos comemorando o dia mundial da água no marco do “8º Fórum Mundial da Água” que se está realizando em Brasília desde 18 até 23 de março.

 

Os Fóruns mundiais da Água se realizam a cada 3 anos e estão so guarda do Conselho Mundial da Água e do pais anfitrião. Neste caso Brasil é o primeiro país da América do Sul que recebe esse evento e o segundo em América, pois o primeiro foi no México em 2006. O próximo fórum mundial será no ano 2021 em Senegal, África.
Neste fórum tem se reunido todas as organizações de nações unidas FAO, OMS, OPAS, UNESCO, PNUMA, etc., os bancos, as ONGs, as universidades, os governos, para tratar todos os temas relacionados a água.

Os temas de maior relevancia e preocupação são os ODS, sobre tudo o ODS 6 relacionado a “Garantir a disponibilidade de agua e sua gestão sustentável e saneamento para todos”. Também a temática de governanza e a importancia da toma de decições na política; as fontes de investimento para conseguir a construção de obras que não só levem a água à população, mas que a água seja de qualidade. Se destacou o aumento do inverstimento respeito ao ano 2005 onde incrementou em 67%, porém ainda não é suficiente. Em 2015 se desembolsou 8600 milhões de dólares. Também se abordou o tema do “estresse hídrico” que afeta a mais de 2000 milhões de pessoas.

No marco deste evento também tem se desenvolvido o FORUM alternativo Mundial da água - FAMA, em diferentes locações, como a universidade, onde tem se reunido sobretudo brasileiros de diferentes cidades para falar dos problemas que os afeta especialmente os relacionados com os instrumentos legais que encaminham a uma comercialização d'água, pelo que o evento tem o refrão: “Agua es un derecho no mercancía.”

AIDIS está presente em ambos eventos; no Forum Alternativo com uma ponencia ante os organismos operadores da água de Rio Grande do Sul realizada pelo Dr. Darci Campani VP de planejamento e finanças de AIDIS e como palestrante a presidenta de AIDIS; e no Forum mundial da água com a organização da mesa Waste water reuse from an integrated resource management perspective, com a moderação do presidente eleito de AIDIS Eng. Martin Mendez e a presidenta de AIDIS como palestrante, destacando o tema de reuso da água como alternativa para a conservação do recurso hídrico.
Cabe destacar que tem integrado mesas redondas vários membros de AIDIS, a participação da CWWA com a mesa “Climate Change the cost of no action”. con o tema: “small island big voices”. Também temos tido a participação de membros da AIDIS Jovem sobre tudo a representação de Costa Rica e Honduras.

22 de março 2018


_ Dra. Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018



----------------------------------------------------------------------------------------

Mensagem de Fevereiro 2018

“Homens e mulheres que criaram e fortaleceram a AIDIS para facer hoje a associação de engenharia sanitaria e ambiental mais antiga e grande em América e Caribe”


A Asociación Interamericana de Engenharia Sanitaria e Ambiental - AIDIS reune engenheiros e outros profissionais dedicados à engenharia sanitaria e as ciências ambientais; se criou com o propósito de promover o intercambio de experiências, o saneamento e o desenvolvimento da engenharia sanitaria como profissão.

Na década de 40´s, durante a Segunda Guerra um número significativo de obras sanitárias se realizaram em América, provocando que duplicasse a quantidade de engenheiros sanitarios e contribuiu para a cooperação interamericana dos membros desta profissão.


No marco da LXXI Reunião Anual da Associação de Saúde Pública dos Estados Unidos (USPHA), em Saint Louis, Missouri, em outubro de 1942, se reuniram 15 engenheiros sanitarios de 14 países, entre os quais estiveram Abel Wolman, Carlos Guardia, de Panamá; Atahualpa Ruiz, do Ecuador; Ángel Valcárcel, da Guatemala; Carlos López Fuentes, do México e Luis F. Mantilla, do Perú.

Esse evento foi no ámbito da primeira discussão pública para criar uma Associação Interamericana de engenharia sanitaria, ideia que Wolman visualizou com o propósito de estandarizar normas. Foi fundada em 14 de abril de 1948, durante seu Primeiro Congresso Interamericano realizado em Santiago de Chile. Nos anos 50 a tarefa que confrontava a engenharia sanitaria era monumental, em quase todos os países a maior parte da população carecía de acesso à água potável e esgoto, e as doenças de origem hídrico causavam uma grande mortalidade. Os programas de Engenharia Sanitaria de México e Perú juntos adiestravam uns 20 engenheiros sanitarios ao ano, cifra bastante menor que os 75 gerados pelas Universidades Americanas.
AIDIS manteve os congressos bienais sem interrupção e a revista AIDIS com o objetivo de proporcionar informação de primeira no desenvolvimento dos projetos e os avanços na eng sanitaria no mundo.

Para os anos 60´s AIDIS começou a agir como uma cadeia de transmissão para os Planos de água potável da OPS/OMS. AIDIS teve grande sucesso nesta tarefa, pois tinha o rol de coajudar nos paises.
Nos seguintes 30 anos o destino da engenharia sanitaria e da AIDIS ficariam ligados fortemente, assim como sua relação com a Organização Panamericana da Saúde (OPS) por todo o trabalho conjunto que realizaram.


Em 1989 AIDIS consegue sua primeira sede permanente a que se denomina “Abel Wolman”, foi uma casa oferecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP, ubicada em São Paulo Brasil, sob a presidencia do engnheiro Paulo Cezar Pinto.

Em 2009 AIDIS compra sua sede própria em São Paulo, com recursos do Fundo Pro-Sede, uma iniciativa dos expresidentes Charles Morse e Maria C. Flores de Otero, que criaram esse fundo em 1990.

Atualmente, a Associação supera os 32.000 sócios vindos dos 32 países membros representados por suas 24 associações/seções nacionais e a CWWA-Caribbean Water and Wastewater Association. Cada uma de suas seções nacionais trabalha com base nos objetivos e problemas locais, tratando de vencer os desafíos que cada país enfrenta no setor.
Para complementar sua atuação no continente americano, AIDIS mantém convênio com as mais importantes associações congéneres em todo o mundo, como AWWA, WEF, ISWA, IWA, Conselho Mundial da Agua, CEPAL, IDRC– Canadá e outras. Além disso continuamente fortalece seus laços de colaboração com OPS/OMS, BID, Banco Mundial, OEA e outras agencias multilaterais e financeiras.

AIDIS realiza a cada 2 anos seu congresso interamericano, congressos regionais, congressos temáticos, além de numerosos seminários, encontros técnicos de alto nivel, simpósios, cursos e outros.
Esse 2018 AIDIS cumple 70 anos de vida ininterrumpida e comemoraremos em grande no nosso XXXVI congresso interamericano de AIDIS a se realizar de 28 a 31 de outubro em Guayaquil Ecuador, onde discutiremos os temas que afetam a nossos paises no tema ambiental e se presentarão os adiantamentos e projetos de vanguardia desenvolvidos no Mundo.


_ Dra. Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018



* download em PDF


----------------------------------------------------------------------------------------

Dezembro 2017

Prezados amigos:

Outro ano maiss que se vá embora, outro ano cheio de metas e objetivos cumpridos pelo que sentimos orgulho dos que conformam a grande familia da AIDIS.

Nestas datas de harmonía desejamos que seus lares se iluminem de paz, amor e união.

AIDIS deseja a vocês um Feliz Natal e um Próspero Ano 2018.


_ Dra. Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Novembro 2017

Prezados amigos:

Em2013 na Assambléia de Nações Unidas se aprobou no documento A/RES/67/291, comemorar cada 19 de novembro uma jornada para criar consciencia nos governos sobre a importancia de que as cidades e a população contem com sistema de esgoto, se instalem banheiros com sistema sético, e se construam plantas para tratar a água residual. O acesso ao Saneamento é chave para lograr uma vida digna, sana e livre de doenças. 

O acceso al Saneamiento así como el acceso al agua, han sido reconocido como derecho humano, actualmente existen en el mundo 2,400 millones de personas que no tienen acceso a saneamiento y casi mil millones defecan al aire libre y el 80% de las aguas residuales que se generan en el mundo regresan al ambiente sin ser tratadas.

O Objetivo 6 dos ODS tiene como finalidade fazer chegar o saneamento a todos os habitantes do planeta, reduzir à metade as águas não tratadas e aumentar sua reutilização. Embora água e saneamento deficientes custam aos países em desenvolvimento uns 260 000 milhões de dólares por ano, ou seja, 1,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB). Pelo contrário, cada dólar investido nesta área gera cinco graças à melhora da saúde e a produtividade das pessoas.

AIDIS se integra à comemoração das Nações Unidas, convidando as governos dos países da região das Americas a realizar ações para evitar a contaminação dos corpos de água por fezes humanas.


Um abraço a todos,

_ Dra. Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Outubro 2017

Prezados amigos:

No XXIII Congresso Interamericano AIDIS em Havana, Cuba, em Novembro de 1992, a assinatura da declaração da criação da Comissão Interamericana para o Dia da Água (DIAA), por iniciativa da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental AIDIS), a Associação Caribenha de água e dos sistemas de tratamento de águas residuais (CWIS) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), com o objectivo de sensibilizar os governos e a sociedade em geral sobre a importância da conservação da água e a necessidade de aumentar a cobertura para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nos últimos 25 anos realizou a DIAA primeiro sábado em Outubro, em todos os países da América Latina por iniciativa do capítulos nacionais da AIDIS e a OPAS, por meio de atividades acadêmicas com cursos, palestras, conferências, webminarios, conferências e actividades em que envolve os alunos de nível básico e superior.

Nestes vinte anos ainda na América Latina e no Caribe há 124 milhões de pessoas que não têm instalações sanitárias e são forçados a cocô ou resort para instalações em mau estado para a prestação dos seus excrementos de eliminação.
Na América Latina mais de 75% de águas residuais estão a ser objecto de dumping no meio ambiente sem qualquer tratamento, apenas 14% das águas é tratada e a 40% do total de resíduos sólidos não são tratados de forma adequada, contaminando a Terra e corpos de água que usamos para beber. (UNICEF, 2015)
é por esta razão que AIDIS tem no processo de implementação de seu Plano Estratégico 2030, com o objetivo de colaborar e participar da iniciativa global da SDGS para apoiar as acções dos governos para satisfazer os objectivos em benefício do povo e do planeta.

Gostaria de destacar o trabalho da ABES seção Rio Grande do Sul, que em cada ano de forma ininterrupta, sempre sob a direcção de Maria de Lourdes Wolff, a quem felicito pelo seu trabalho, mais de mil atividades para celebrar este dia e este ano o slogan "Água Potável = Vida Saudável".

Um abraço a todos,

_ Dra. Carmen del Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Setembro 2017

Prezados amigos de América Latina:

O próximo 16 de setembro, terceiro sábado de setembro, é o dia em que toda América comemora o “Dia interamericano da limpeza e cidadania”, essa data surge a partir do acordo que assinaram: a Associação Interamericana de Engenharia Sanitaria e Ambiental (AIDIS), a Comissão Económica para América Latina e Caribe (CEPAL), a International Solid Waste Association (ISWA), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saude (OPS/OMS), e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); o qual se realizou o 28 de Outubro de 2002 em Cancún, México, em ocasião do XXVIII Congresso Interamericano de AIDIS.

Nesse dia tem grande trascendencia porque destaca o compromisso que deve ter o cidadão, ou seja todos nos, em manter limpas nossas cidades, para não afetar a saúde, o meio ambiente, as fontes de agua e os drenagens. Por isso esse dia é trascendental porque queremos que a cidadania seja responsável e comprometa a limpar as ruas, limpar os corpos de agua, os ríos, as praias, e ensinar com essa inquietude as crianças que não devemos verter residuos porque vemos o que custa realmente limpar nosso entorno.

Neste ano de  jeito especial quero destacar o compromisso da República Dominicana sobre todo ao senhor presidente Danilo Medina Sánchez, por ter assinado o
Decreto presidencial que instaura o DIADESOL em RD, a qual se realiza por primeira vez na Ilha. Esse 16 de Setembro o presidente estará dando apoio para que mais de 17 municipios comprometidos limpem em conjunto com pessoal do Ministerio do Meio Ambiente, Ministerios de Educação, Prefeitura, a Cervejaria Nacional Dominicana, ONGs, entre outros.

Convido a todos, a que nesse dia nos juntemos nesse esforço e se não podemos ajudar a limpar, então não sujemos nossas cidades nem outro lugar.

Um abraço a todos,


_ Dra. Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018

 

----------------------------------------------------------------------------------------
Abril 2017

Prezados Amigos,

Temos a grande satisfação de compartilhar com vocês o aniversario de AIDIS, que em 14 de abril completa 69 anos.

Esta jovem senhora, com a participação de todos, vem cumprindo seu rol de intercambiar ações de dessenvolvimento científico e tecnológico na área de saneamento ambiental nas Américas e Caribe e seguramente também com a colaboração de todos, enfrentaremos os grandes desafíos que a globalização, os câmbios climáticos, a inclusão social, entre outros, se apresentam diante de nos.


Nestes primeiros meses da nova gestão 2016 – 2018, foram assinados os seguintes convênios:

  • CETESB – Agencia Ambiental del Estado de São Paulo, Brasil
  • ISWA – International Solid Waste Association
  • OPS – Organización Panamericana de la Salud
  • UNAM – Universidad Autónoma de México
  • AESABESP – Asociación de los Ingenieros de SABESP
  • UPADI –  Unión Panamericana de las Asociaciones de Ingenieros (será assinado em Cuenca com motivo do 7º Congresso DIRSA).

Além disso, no tempo percorrido até agora tenho realizado duas visitas à sede da AIDIS, orientando à Gerência Executiva e à Direção de Comunicação de como devem ser executadas as tarefas e que com isso se dinamice a figura da AIDIS a través do sitio na web e também a través dos contatos estratégicos que se realizam a través da AIDIS Sede.
De esse jeito, com muito trabalho e esforço é que pretendemos que AIDIS ocupe cada vez mais um lugar de destaque em cada país onde têm Representação.

Atenciosamente,


_ Dra. Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------
Dezembro 2016

Parece mentira que o ano se termina…
Cómo passa o tempo!!… nossas múltiples ocupações muitas vezes não nos permitem desfrutar das maravilhas de cada dia, porém, encontramos na AIDIS e seus associados o carinho e respeito que temos entre todos, e através do trabalho em conjunto, os mensagens, reflexões ou notícias nos alegram cada dia.

Tenho comprobado na minha vida que quem se esforça e segue seus sonhos os consegue, por isso devemos nos esforçar e seguir sonhando com uma AIDIS forte, saudável e sobre todo concentrados em trabalhar pela água e saneamento nas Américas.

Desejo um Feliz Natal e que o Ano Novo possa fazer realidade seus sonhos.
Um grande abraço para todos nossos amigos e companheros de AIDIS e suas famílias.


_ Dra. Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018

----------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 2016

É uma honra assumir o cargo como Presidenta de AIDIS e continuar assim lutando pelos ideais da Associação à que pertenço desde os inícios da minha vida profissional.


Agradeço muito ao Eng. Luiz Augusto de Lima Pontes, quem tem dedicado muito mais do que dois anos como Presidente, se não mais de 20 anos lutando pela AIDIS de maneira desinteressada e incondicional e agora é toda uma honra pra mim herdar a Presidência das suas mãos.

Reafirmo meu compromisso com o crecimento e fortalecimento de AIDIS buscando que seja permanentemente a Asociação líder nas Américas, brindando assessoría direta aos Governos e Instituições Internacionais do Setor Saúde e Meio Ambiente, a través da Vice presidencia técnica y suas divisões técnicas nos temas de água potável, água residual, recurso hídrico, resíduos sólidos, resíduos perigosos, câmbio climático, qualidade do ar, reúso da água e; água e saneamento em zonas rurais, assim como também a criação de grupos de apoio para atenção a desastres naturais e epidemias, com a finalidade de contribuir a lograr os Objetivos de Desenvolvimento Sustetntáveis ODS para 2030 em América.

A criação da divisão AIDIS Joven durante meu periodo de trabalho integrará de forma direta aos estudantes de pregrado e pós-grado, propiciando a difusão masiva dos temas ambientais nas redes sociais e de investigação de uma maneira responsável e ágil.

Outro aspecto importante é o fortalecimento dos capítulos, sua visibilidade é fundamental para o crecimento de AIDIS, isto se conseguirá com uma participação intensiva dos Vice Presidente Regionais, Vice Presidente Técnico e o Vice Presidente de Planejamento e Finanças mediante a realização de eventos de alto nivel que permitam capacitar e posicionar aos especialistas.

Um objetivo primordial é a elaboração do Plano Decenal 2016-2026 AIDIS para a criação de estratégias e atividades que levem a cumprir os objetivos misão e visião de uma AIDIS proactiva.

Conto com uma equipe de trabalho comprometido e entusiata nos que estão reunidos os melhores especialistas da Região, igual que meus assessores aos que admiro e respeito, con eles compartilho os mesmos valores e o mesmo amor pela AIDIS, por isso termino minhas palavras com uma frase da Enciclica Laudato Si do Papa Francisco “Deus tem dado a terra para todo o género humano para que sustente a todos seus habitantes, sem excluir a ninguém e nem privilegiar alguns”.

Atenciosamente,

_ Dra. Pilar Tello Espinoza
_ Presidenta de AIDIS 2016/2018